top of page

Por que vale a pena assistir "MR. SUNSHINE"?

Mr. Sunshine é uma série sul-coreana transmitida pelo canal TVN na Coreia do Sul e pela Netflix no Brasil. Teve seu primeiro episódio exibido em 7 de julho de 2018 e o último em 30 de setembro de 2018, chegando a grandes índices de audiência e conquistando público nacional e internacional. Foi dirigida pelo diretor Lee Eung Bok (Goblin, Descendants of the sun, School 2013) e escrita pela roteirista Kim Eun Sook (Goblin, Descendants of the sun, The Heirs) e estrelada por grande elenco.

Acompanhei a série desde o primeiro capítulo em julho e fui conquistada ao longo dos meses pela trama inspiradora, fotografia fantástica e interpretações de tirar o fôlego. A história me cativou e me emocionou até o último segundo. Não estou exagerando (ou assim espero) ao afirmar que Mr. Sunshine é o melhor kdrama lançado em 2018 e neste post vou citar cinco dos muitos aspectos que tornam a série tão excepcional e pelos quais acredito que merece ser assistida, apreciada e enaltecida.






A temática


Mr. Sunshine se passa na Coreia (conhecida na época como "Joseon") no fim do século XIX e início do século XX. Em um contexto de crescimento pós-revolução, o país estava vulnerável às influências culturais e tecnológicas e às investidas dos "países conquistadores", como Estados Unidos, Inglaterra e principalmente Japão. Este último, como sabemos ao ler sobre o real período histórico, exerceu domínio ferrenho e opressor sobre a Coreia durante décadas e vemos o ínicio dessa dominação retradado na série.

Somos apresentados à história do pequeno escravo órfão Choi Yoo Jin durante sua fuga para os Estados Unidos enquanto, aos poucos, os japoneses tomavam conta de sua terra natal. Anos depois de partir para a America, assumir a identidade de Eugene Choi e se tornar capitão da Marinha americana, ele retorna a Joseon como cidadão americano e cônsul da Delegação Americana para manter a paz por lá. Em ocasião inusitada, Eugene conhece a jovem e impetuosa Go Aesin, filha de uma família nobre que está fortemente engajada na luta pela independência de Joseon, e apaixona-se por ela.

O principal foco da série é retratar a resistência coreana contra a tirania japonesa e, preciso dizer, é algo bastante inspirador de assistir, principalmente se levarmos em conta o período complicado pelo qual passamos aqui no Brasil e toda a trajetória de nossa nação ao longo dos séculos. A forma apaixonada como os personagens lutam pela causa de seu país me fez refletir muito sobre as semelhanças entre o povo coreano e o povo brasileiro que, apesar de subjugados e explorados por outras potências, acabam por resistir e insistir em se erguer no fim das contas. A mensagem que Mr. Sunshine passa é de esperança, resistência, patriotismo e coragem - qualidades que acredito serem indispensáveis a um povo que quer viver dias melhores.

Outro aspecto interessante a ser apontado é a maneira como as personagens femininas são apresentadas. Levando em conta que a Coreia (tanto do Sul quanto do Norte) possui uma cultura fortemente conservadora, é de grande importância o papel das personagens Go Aesin e Kudo Hina. Go Aesin é praticamente a encarnação do espírito de resistência de Joseon e permanece, durante toda a trama, focada em seu principal objetivo, que é libertar seu país. É uma jovem nascida em "berço de ouro" que, renegando seus privilégios e recusando-se a viver quieta como a sociedade coreana da época determina, escolhe aprender a atirar e a lutar para enfrentar os inimigos. Já Kudo Hina é, por fora, a verdadeira imagem de uma dama de requinte. Ela é dona do Glory Hotel, está sempre bem vestida e fala sempre em tom suave, aparentemente obedecendo a todos os pré-requisitos impostos pela sociedade. Contudo, guarda em seu interior um espírito guerreiro que não se permite ser submisso e que "morde", como ela mesma diz. Ela luta à sua própria maneira e é uma das pernsonagens mais corajosas e inteligentes. Essas duas mulheres, juntamente com muitas das outras personagens femininas, nos são mostradas como fortes, independentes e apaixonadas por suas famílias e por seu país.



A estratificação social em Joseon também é bastante debatida ao longo da história, principalmente com os dois personagens principais pertencentes a classes sociais diferentes (Eugene escravo e Go Aesin nobre) apaixonando-se, o que, na época, era terminantemente proibido. A classe dos "açougueiros", a qual pertence o personagem Gu Gong Mae, é tratada como a mais inferior, enquanto a de Go Aesin é a mais alta e prestigiada. Porém, na luta pela liberdade de Joseon, a posição social parece deixar de importar aos personagens e eles tornam-se aliados numa luta que pertence a todo o povo coreano.

A identidade nacional também é tema fortemente discutido, com foco principal em Eugene, que sente-se rejeitado pela nação coreana e a todo tempo ressalta que é americano. Por causa de Go Aesin, nós o vemos em conflito entre defender Joseon do Japão e permanecer alheio às barbaridades que presencia. Felizmente, Eugene é um personagem muito apaixonado e determinado, então nós o vemos deixar de lado sua mágoa pelo que houve no passado e enfrentar obstáculos para proteger e ajudar sua amada.

O contato com a cultura coreana da época é o maior presente que podemos receber de Mr. Sunshine. É fascinante. Aprendemos sobre os costumes (alguns retrógrados, alguns não), sobre a história e sobre novas formas de pensar que nos inspiram e nos fazem refletir.


O elenco

O time que compõe o elenco de Mr. Sunshine é extenso e taletosíssimo, com atores coreanos e norte americanos. Temos como trunfo o ator Lee Byun Hun (de G.I. Joe) que vive o capitão Eugene Choi, Kim Tae Ri como Go Aesin, Yoo Yeon Seok como Gu Dong Mae, Kim Min Jung como Kudo Hina e Byun Yoo Han como Kim Hwi Seong.

As interpretações são verdadeiras e realmente tocantes - com destaque para a interpretação intensa e arrrepiante de Kim Tae Ri no último episódio. Apesar de parte dos personagens da série serem japoneses, apenas atores coreanos os representaram (faz sentido se pensarmos que ainda existem tensões entre Coreia e Japão até os dias de hoje e que a trama está sendo contada do ponto de vista coreano). Para dar mais veracidade à produção, tanto a língua coreana quanto a língua inglesa e japonesa são faladas pelo elenco ao longo dos episódios.

Uma curiosidade interessante é que foram convidados para viver os pais de Go Aesin os atores Kim Ji Won e Jin Goo, que interpretaram um par romântico no sucesso estrondoso Descentants Of The Sun, também escrito e dirigido pela mesma roteirista e mesmo diretor de Mr. Sunshine.





A fotografia

Uma característica importante que eu não poderia deixar de mencionar é a fotografia de Mr. Sunshine. Os cenários, as locações, os figurinos e o jogo de câmeras são fundamentais para a ambientação do universo fascinante do kdrama e foram brilhantemente apresentados. Temos cenas no campo, cenas de batalha, cenas no mar, cenas na neve e cenas nas ruas - e cada uma deles é de tirar o fôlego. O trabalho feito pela equipe de filmagem sem dúvidas torna a produção muito mais viva e rica em detalhes.




Quero destacar uma das cenas que achei mais delicadas e belas, que à primeira vista é bastante simples e parece não envolver grandes conflitos, mas que possui uma simbologia fortíssima e é carregada por uma atuação emocionante de Kim Tae Ri e Yoo Yeon Seok. Se não me engano, acontece no episódio 6. É a cena em que Gu Dong Mae (Yoo Yeon Seok) segura a barra da saia de Go Aesin (Kim Tae Ri) quando se abaixa para ajudá-la a pegar coisas que a governanta de Aesin deixou cair no chão. A simbologia presente no ato dele de segurar a saia é impactante, porque Gu Dong Mae pertence à casta dos "açougueiros" e, para a parcela nobre da sociedade à qual Aesin pertence, é ele intocável. O mero gesto dele que, apaixonado pela jovem, tenta segurá-la, é visto como uma grande ofensa para Aesin, que o repudia instantaneamente. A cena é filmada de maneira fantástica, com direito a chuva em câmera lenta e uma canção de fundo dramática que dá ainda mais emoção ao momento.


A trilha sonora

O que seria de Mr. Sunshine sem sua trilha sonora sensível e tocante? As canções cantadas e instrumentais dão ao kdrama um ar melodramático e emocionante que faz a sentir sentir vontade de rir ou de chorar sempre que as escutamos. Elas são essenciais para as cenas mais fortes e complementam a atuação do elenco com louvor.

Estas são as músicas de que mais gostei:

Fácil acesso

Para a nossa alegria, Mr. Sunshine está disponível aqui no Brasil na Netflix! Os últimos dois episódios chegam amanhã (04/10), encerrando a série de 24 episódios. Outras plataformas também disponibilizaram o kdrama legendado para assistir online e fazer download, como o Kingdom Fansubs. Portanto, vocês não têm nenhuma desculpa para ão conferirem essa produção fantástica o mais rápido possível!


Assistam ao trailer legendado aqui:

Espero que tenham gostado! Obrigada pela leitura e até a próxima! ;)

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
Posts Destacados
Posts Recentes
SIGA
Procure por Tags!
Nenhum tag.
bottom of page