top of page

Meus 5 passos para criar um personagem!

Como vocês sabem, eu ADORO escrever. Tipo, muito mesmo. É o que eu quero fazer pelo resto da minha vida. E quando se escreve, se escreve sobre algo ou alguém seguindo uma linha de acontecimentos que formam uma história que, por sua vez, transmite uma mensagem. Quando se escreve, se cria personagens e é exatamente sobre isso que quero falar na postagem de hoje: como eu crio meus personagens.

Não são passos que eu sigo rigorosamente, mas sim pontos que eu acho importantes quando você cria ''uma nova pessoa''. E, que fique claro, este não é o método "mais correto" de criar personagens, é apenas meu jeito pessoal de criá-los.

1º passo: a personalidade

O que vem à minha mente em primeiro lugar é que tipo de pessoa meu personagem é na história como um todo. Ele é o mocinho? O vilão? O problemático? O comediante da turma?

Acho importante colocar no personagem uma característica marcante que determine sua personalidade de primeira. Exemplo: se ele for o herói da história, vou descrevê-lo como corajoso. Se ele é o vilão, será alguém cruel.

Há, porém, as personalidades mais complexas, que não podem ser categorizadas como boas ou más, mas simplesmente neutras. Como, por exemplo, um personagem adolescente rebelde e agressivo que, no fundo, só deseja ser compreendido ou um antagonista que passou por maus bocados e faz coisas ruins como consequência do modo como foi criado. Eu considero esse tipo de personagem enigmático e é uma delícia desenvolver sua personalidade ao longo da história.

2º passo: gostos

Do que o personagem mais gosta? Quais são suas afinidades? Por quê?

Geralmente, nós gostamos de algo porque nos identificamos ou admiramos aquilo. Com personagens não é diferente: eles podem sentir afinidade por alguma coisa que possua um significado e um peso em seu passado e/ou em seu presente e esses gostos podem contribuir para a construção da personalidade dele.

3º passo: a aparência

Que imagem vem à mente quando penso no personagem? Ele é alto, baixo, gordo, magro, ruivo, barbudo? Isso tudo contribui para sua identidade e para a maneira como ele vê a si mesmo e como será visto pelos outros personagens da história.

É comum que os mocinhos sejam bonitos e charmosos e que os vilões tenham uma aparência sombria e assustadora, mas o que mais intriga o leitor é ser apresentado a personagens que não podem ser julgados pela aparência. Afinal, é assim na vida real, não é? As aparências enganam e o que realmente vale mais é que tipo de pessoa o personagem é por dentro.

4º passo: o papel

Qual a função do personagem na história? No que ele contribui? Qual o seu papel?

Para cada personagem é preciso uma razão clara para sua existência na história - do contrário, ele é um mero figurante ou alguém que só está ali para ocupar espaço. Não é necessário deixar claro o papel do personagem logo que ele é apresentado ao leitor, pois isso pode interferir no desenrolar da trama, mas é importante que - ao menos na cabeço do autor - cada personagem tenha sua função de acordo com o tipo de pessoa que ele é e com o que faz.

5º passo: a mente

Para compreender que atitudes e escolhas o personagem fará, o autor precisa entendê-lo. É preciso compreender o que se passa em sua mente e de que maneira ele reage às mais adversas situações, dependendo do decorrer da história. Dessa forma, será possível contar sua história e descrever as ações do personagem com mais veracidade.

***

Então esses são os meus cinco passos na criação de um personagem! Espero que, de alguma forma, esse post tenha sido de alguma utilidade para meus leitores-escritores que amam escrever tanto quanto eu. Ressalto mais uma vez que cumprir cada etapa não é necessário para um bom desenvolvimento dos seus personagens, mas talvez alguma delas ajude. Eu sinceramente espero que ajude.

Até a próxima!


  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
Posts Destacados
Posts Recentes
SIGA
Procure por Tags!
Nenhum tag.
bottom of page